quinta-feira, 11 de abril de 2013


Travessia Tongariro, uma trilha de 8h no Norte da Nova Zelândia

Travessia Tongariro (ou Tongariro Alpine Crossing) é considerada a melhor trilha de um dia da Nova Zelândia e dizem que uma das top ten do mundo inteiro! Pra quem curte uma aventurazinha, daquelas com horas a fio sem sinal de civilização e vulcão em atividade (em atividade mesmo, um deles entrou em erupção em novembro do ano passado), é um prato cheio.
O grande lance dessa aventura toda é ser surpreendido por uma sequência de cenários incríveis que mudam completamente ao longo da caminhada. Cascalho, riacho, vulcão, lago, terra batida, mato fechado, neve no topo da montanha… É uma experiência que só se vive lá e que eu recomendo demais como um must do da Nova Zelândia.
Travessia TongariroTravessia TongariroTravessia TongariroTravessia TongariroTravessia TongariroTravessia TongariroTravessia TongariroTravessia Tongariro
Guia não-oficial para visitar Tongariro
Onde fica? A trilha fica dentro do Tongariro National Park, na ilha Norte da Nova Zelândia – pertinho da cidade de Taupo. O lugar foi inclusive um dos cenários da filmagem da trilogia Senhor dos Anéis (tá lembrado de Mordor?!).
O percurso? A Travessia consiste em literalmente atravessar o Monte Tongariro, que começa em Mangatepopo e termina em Ketetahi, na base do outro lado da montanha.
Travessia Tongariro
Distância da trilha? 19, 4 km.
Tempo de caminhada? 8 horas em média.
Grau de dificuldade? Classificado pelo próprio Parque como “desafiador”. Apesar desse terrorismo todo, muita gente faz a trilha e não é preciso ser um atleta pra completar ela com sucesso. Se duvidar da sua residência, pense duas vezes. É preciso sim conhecer seus limites.
Como chegar lá? Ônibus partem diariamente (quanto o clima permite) de Taupo e do National Park Village. Pra fazer o passeio, é só agendar o seu shuttle bus pela recepção de onde estiver hospedado e pagar uma taxa pelo transporte (a trilha em si não custa nada). Eles te buscam na porta do hotel ou albergue e deixam na base da montanha e, no fim do dia, te resgatam de volta do outro lado e devolvem sãos e salvos.
O que levar? Comida e muita água (não tem nada para vender na trilha – se você enxergar alguma banca é miragem). Kit primeiros socorros, protetor solar, celular em caso de emergências (existem pacotes de cobertura para celular à venda) e mapa da trilha (à disposição com o próprio shuttle bus ou aqui, no site do Parque).
O que vestir ? No verão: calça, camiseta/blusa, casaco e boné. Nos pés, botina! Tênis vão derrapar nos terrenos escorregadios. Pra fazer a Travessia no inverno é preciso experiência em alpes. Coisa pra gente grande!
Pipi-room? Tem um banheiro no início e outro no meio da Travessia.
*Minha experiência Tongariro: Fiz a trilha em 2009 sozinha (#aloka!) em 6 horas e 20 minutos contando com uma paradinha pra comer meu sanduba de frente pra um vulcão e outra pra fazer um pit-stop no banheiro. Meus pontos preferidos da Travessia foram o início da trilha (silêncio, sol da manhã e toda aquela grandiosidade da natureza à minha frente), os Lagos Esmeralda e o caminho beirando o topo da montanha. Uma super experiência!
Travessia Tongariro


Nenhum comentário:

Postar um comentário